terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


O governo federal pretende tornar obrigatório o uso de simuladores de direção em auto-escolas. A mudança na lei deve ser oficializada no segundo semestre e o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, afirma que pretende fixar os prazos para a exigência do "videogame" ainda em 2010.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, o equipamento seria utilizado pelos alunos antes das aulas na rua. Pelo simulador, os alunos passariam por situações de risco que hoje não são praticadas - como a condução à noite, com chuva e com neblina. Ainda de acordo com a reportagem, Silva afirma que são avaliadas as possibilidades de substituição de parte das aulas práticas pelo treino nos simuladores e a de complementar a carga horária com o equipamento.

Fonte: Portal do Trânsito



Minha opinião: Como instrutor de auto-escola e amante de tecnologia, é evidente que apoio a inclusão de simuladores de trânsito ou tráfego nas aulas das auto-escolas, porém pontuo algumas questões por entender que são importantes:

- inclusão das máquinas, sim, mas sem que haja substituição das aulas práticas, que são vitais para o aprendizado;
- tais equipamentos poderiam ser subsidiados pelos DETRANs para que o custo não fosse repassado integralmente aos alunos;
- Com o subsidio, todas as auto-escolas teriam o equipamento, não apenas os Centros de Formação de Condutores dos "ricos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário