domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mobilidade Em Pauta


Caros,

A Mobilidade Urbana nunca fora tão pautada como nos dias atuais, a sociedade começa a perceber de fato, o que atinge mihões de pessoas no Brasil: Nosso sistema de mobilidade. Todos sabem que ou se faz algo urgente e principalmente consistente, ou cada dia teremos menos qualidade de vida nos deslocamentos.

Hoje, os dois principais jornais de circulação de Pernambuco trazem a mobilidade como temática principal, duas excelentes matérias por sinal. No Jornal do Commercio, a competente Roberta Soares mostra as diferentes visões e possíveis soluções para a mobilidade na ótica de um usuário de ônibus, de um taxista, de um condutor de automóvel e de um ciclista. Teve como capa: "O Trânsito Ideal".

Já o Diário de Pernambuco trouxe na sua capa: "O Recife deu um nó", claro, fazendo alusão ao trânsito da capital e se coloca definitivamente como o meio de comunicação que mais tem tratado do tema nos últimos meses. Na matéria, especialistas fazem prognósticos da situação e demonstram que os Planos Diretores de Transporte Urbano de 1982 e 2009, tiveram muito pouco executados, permanecendo inúmeras propostas ainda "no papel".

O destaque ao meu ver, foi o lançamento na última semana do Plano de Mobilidade que, mesmo tendo demorado bastante pra sair (pois já se discute há mais de 30 anos), é nossa maior esperança. O Plano, prioriza formas de deslocamento sustentáveis como por bicicleta, a pé e por ônibus.

Bem, utópico ou não, só acredito em mobilidade pra todos, quando houver conforto e segurança com corredores exclusivos pra ônibus, valorização da bicicleta com rotas realmente cicláveis, integração modal e restrição do uso do automóvel com pedágio urbano preferencialmente.


Saudações sustentáveis!

Um comentário:

  1. Carlos, vc é o único que acredita. Eu vou ler o JC agora. Mas como posso dar credito a um jornal que tem APENAS anuncios de carros! Na edição de ontem contei 10 anuncios SÓ NO CADERNO DE ECONOMIA, 7 do CIDADES, 3 a 4 em cada um dos outros. E são anúncios gigantes. Se o jornal vive de anuncio de carros, vai querer matar "a galinha dos ovos de ouro" dele? Não sou muito dado a teorias conspiratórias, mas seguindo o dinheiro, não me parece que eles estejam realmente interessados. Quanto ao plano de mobilidade, acredite, é fantasia. Plano sem dinheiro, fica no terreiro! Ou seja, não vai sair do papel! Infelizmente!

    ResponderExcluir