domingo, 7 de junho de 2009

O AUTOMÓVEL NA SOCIEDADE


Não se pode negar as repercursões negativas que o aumento da frota de automóveis traz para a sociedade todos os dias. Já convivemos intensamente com os congestionamentos e a impressão que se tem é de que estamos nos acostumando com essa dura realidade...

Na verdade muitas pessoas já possuem carro e as que não os tem - quase que em sua totalidade - pretendem comprar o seu quanto antes. Muitos fatores podem explicar esse fenômeno, como por exemplo, o fato de ser aceito em seu grupo social ou simplesmente pra fugir dos ônibus super lotados. Mas o fato é que a FENABRAVE comemorou no ano passado a incrível marca de ter produzido 50 milhões de automóveis nos últimos cinquenta anos e pasmem, projeta que os próximos 50 milhões serão produzidos nos próximos 15 anos.

O que nós temos então? Na cidade de Recife por exemplo que beira a casa de 500 mil carros registrados, entra em circulação mensalmente outros 5 mil, cerca de 1% de nossa frota total. E olhe que não se esta contabilizando aqui a frota circulante da capital pernambuca que supera facilmente os 600 mil carros se formos considerar os que passam aqui vindos de cidades vizinhas.

Para se mudar essa realidade só há um caminho: fortes investimentos no transporte público, assunto que trarei na próxima postagem.

Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário