O objetivo fundamental das leis ambientalistas é a preservação da vida humana, levando em conta a qualidade de vida. Por isso é necessário viver em um ambiente saudável e seguro, construir e conservar esse ambiente para nele viver em harmonia com os outros homens, com o trânsito e também com o meio ambiente.
Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o desenvolvimento de termos ambientais como "humanização no trânsito", que levem à observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente no ambiente urbano e apontar medidas práticas para a solução dos problemas diagnosticados.
Problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente:
- Poluição: atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes.
- Erosão (resultante do mau planejamento de estradas).
- Agressões contra o meio ambiente (resultante de acidentes com o transporte de produtos tóxicos poluentes).
- Incêndios devastadores, pelo uso inadequado de lugares de descanso às beiras das rodovias, ou pelo cigarro jogado pela janela do veículo.
- Poluição do hábitat natural, (rios e matas) pelos detritos jogados pelos motoristas nas rodovias.
- Enchentes em vias urbanas; provocadas pelo acúmulo de lixo deixado pelos usuários (motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos.
- Mortes de animais silvestres, provocadas por excesso de velocidade e descaso à sinalização.
- Muitos tipos de agressão ambiental causados pelos usuários das vias públicas rurais ou urbanas podem ser caracterizados como resultantes do trânsito existente no local, de forma irresponsável.
sábado, 20 de março de 2010
Trânsito e Meio Ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu caro Carlão (me desculpe a intimidade, rs...), realmente seu blog e as informações sobre trânsito são muito legais, de fácil compreensão e com embasamento teórico-técnico (isso é que me chamou mais ainda a atenção) e gostaria de agradecer e elogiar sobre as informações sobre a PID (permissão Internacional para Dirigir), postada em seu blog, pois como Intrutor de Tânsito que sou,me tiraram algumas dúvidas e algumas dessas informações vou repassar aos meus alunos no CFC interessados na PID, valeu e Parabéns!!!
ResponderExcluirVou contibuar acessando seu blog e muito 10!!!!
AGNALDO CUNHA DA SILVA (agnaldo.cfc@hotmail.com)
Parabéns pelo Blog, meu colega! Excelente. Também sou Instrutora Teórica de CFC em Teresina/PI. Estive em Recife no Seminário de Educação no Trânsito em setembro no Dona Lindú e depois no Seminário de legislação do Diário de Pernambuco. Abraços.
ResponderExcluir