sábado, 20 de março de 2010

Trânsito e Meio Ambiente


O objetivo fundamental das leis ambientalistas é a preservação da vida humana, levando em conta a qualidade de vida. Por isso é necessário viver em um ambiente saudável e seguro, construir e conservar esse ambiente para nele viver em harmonia com os outros homens, com o trânsito e também com o meio ambiente.
Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o desenvolvimento de termos ambientais como "humanização no trânsito", que levem à observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente no ambiente urbano e apontar medidas práticas para a solução dos problemas diagnosticados.
Problemas causados pela relação trânsito e meio ambiente:
- Poluição: atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes.
- Erosão (resultante do mau planejamento de estradas).
- Agressões contra o meio ambiente (resultante de acidentes com o transporte de produtos tóxicos poluentes).
- Incêndios devastadores, pelo uso inadequado de lugares de descanso às beiras das rodovias, ou pelo cigarro jogado pela janela do veículo.
- Poluição do hábitat natural, (rios e matas) pelos detritos jogados pelos motoristas nas rodovias.
- Enchentes em vias urbanas; provocadas pelo acúmulo de lixo deixado pelos usuários (motoristas e pedestres) em bueiros ou próximo aos rios e lagos.
- Mortes de animais silvestres, provocadas por excesso de velocidade e descaso à sinalização.
- Muitos tipos de agressão ambiental causados pelos usuários das vias públicas rurais ou urbanas podem ser caracterizados como resultantes do trânsito existente no local, de forma irresponsável.

FONTE: DETRAN-PR

2 comentários:

  1. agnaldo.cfc@hotmail.com9 de novembro de 2010 às 12:20

    Meu caro Carlão (me desculpe a intimidade, rs...), realmente seu blog e as informações sobre trânsito são muito legais, de fácil compreensão e com embasamento teórico-técnico (isso é que me chamou mais ainda a atenção) e gostaria de agradecer e elogiar sobre as informações sobre a PID (permissão Internacional para Dirigir), postada em seu blog, pois como Intrutor de Tânsito que sou,me tiraram algumas dúvidas e algumas dessas informações vou repassar aos meus alunos no CFC interessados na PID, valeu e Parabéns!!!
    Vou contibuar acessando seu blog e muito 10!!!!
    AGNALDO CUNHA DA SILVA (agnaldo.cfc@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, meu colega! Excelente. Também sou Instrutora Teórica de CFC em Teresina/PI. Estive em Recife no Seminário de Educação no Trânsito em setembro no Dona Lindú e depois no Seminário de legislação do Diário de Pernambuco. Abraços.

    ResponderExcluir