quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pedal do Silêncio


Na próxima quarta-feira (20), ciclistas em mais de duas centenas de cidades espalhadas por 17 países irão pedalar em silêncio para lembrar @s mort@s e ferid@s por veículos motorizados em via pública.

Sem motores nem buzinas, o silêncio em movimento de milhares de ciclistas pretende alertar para a urgência de garantir o direito à vida também para aqueles que se locomovem fora de cápsulas com air-bag.

No pedal do silêncio pede-se para as pessoas irem de branco, com uma tarja preta em memória as pessoas que morreram no trânsito e uma fita vermelha em respeito aos acidentados.

Se possível levar uma vela acesa junto a bike. No ano passado foi feito um esquema com garrafas pet e foi possível levar as velas acesas do Estilingão até a Praça do Ciclista.

O trajeto é feito em silêncio, em respeito as vítimas no trânsito. Colaborem, será uma continuação as homenagens de início de ano que fizemos quando "uma das nossas" foi vitimada por um ônibus no trânsito.

Em São Paulo, a praça do Ciclista fica no canteiro central da Av. Paulista, entre a Consolação e Bela Cintra.

Desta vez a concentração acontecerá em dois locais simultaneamente, a partir das 18h: na Praça do Ciclista e na "ghost bike" em homenagem à ciclista Marcia Prado (também na av. Paulista, entre al. Campinas e Pamplona).

O objetivo do grupo que vai se encontrar no memorial da Márcia é fazer uma manutenção na ghost bike, refazendo a pintura da bicicleta-fantasma e caprichando na jardinagem do local. Se você puder colaborar com esse trabalho, compareça no local do memorial. O pessoal está precisando de terra, ferramentas de jardinagem (emprestadas para realizar o trabalho) e tinta branca para pintar a bicicleta. Se quiser levar flores ou alguma muda para plantar no local, serão bem recebidas. Flores para decorar a bicicleta ou uma mão para ajudar a realizar o trabalho, também.

fonte: www.bicicletada.org

Infelizmente Recife ainda não se organizou para esse evento mundial. Quem sabe em 2010?

Nenhum comentário:

Postar um comentário