domingo, 31 de maio de 2009

NÃO CONFUDA


Inicio hoje uma série de conceitos e definições do trânsito que acabam por confundir o público em geral e até mesmo aos profissionais que atuam na área. Há diferenças entre diversos conceitos. Confira:

Autoridade de trânsito - Dirigente máximo do órgão ou entidade executivo de trânsito integrante do Sistema Nacional de Trânsito.

Agente da autoridade de trânsito - pessoa, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício da fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou de patrulhamento.

obs. Na foto, agentes da autoridade de trânsito da cidade de Bogotá, Colômbia

Você sabia?


A primeira bicicleta com motor, conhecida como Einspur, era de madeira e foi construída na Alemanha em 1885. Em 1903 ela foi destruída em um incêndio mas ainda hoje há uma réplica que pode ser vista em exposição permanente no museu de Munich, Alemanha.

fonte: Viva o trânsito, DENATRAN

CINALIZASSÃO...


Que enfrentamos sérios prolemas com a sinalização de trânsito tanto nas vias rurais quanto nas vias urbanas, todos nós sabemos. Esses problemas se apresentam pela insuficiência, falta de manutenção e até mesmo ausência da mesma.

Porém como se não bastasse, gestores implantam placas da sinalização vertical que não existem nem no Anexo II do CTB, muito menos na Resolução 180 do CONTRAN como a observada nesta foto. Vergonhoso!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dormindo ao volante

Alguns dados demonstram que cerca de 10% dos acidentes de trânsito estão diretamente associados ao fator "sono". Por isso, é que se recomenda que para cada 4 horas de direção, 1 hora deve ser de descanso.

Nesse vídeo temos um bom exemplo do que pode acontecer quando não se respeita os limites do corpo. Um detalhe: o condutor ainda estava sem cinto de segurança!

Pense nisso e siga em segurança!



O Transporte Público pelo mundo



No mês de setembro de 2008, tive a oportunidade de apresentar um trabalho no Congresso Panamericano de Engenharia de Tráfego e Transportes (PANAN) realizado na cidade de Cartagena de Índias, Colômbia. O evento foi bastante prestigiado e contou de fato, com representantes dos países de toda a América.

No entanto, algo engraçado observei na escolha da cidade para sediar o importante evento, o sistema e a rede de transporte da localidade. Primeiro era nítida a participação expressiva dos moto taxistas e um transporte não menos intenso das chamadas busetas, que são esses veículos como o visto na foto desse post. A imagem talvez fale por si só, pois não há nada organizado além dos intinerários definidos. Horário, regulamentação, conforto, atendimento, boa prestação de serviço, entre tantas outras coisas inexiste nesse "modo" de transporte.

O cidadão na porta era o cobrador da buseta e aguardava o desembarque de um passageiro no meio da pista (literalmente).

Saudações!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bicicletas


Nos dias 18 a 19 de junho de 2009, a cidade paulista de Sorocaba – a 95 quilômetros de São Paulo – receberá o Seminário Nacional: Política de Transporte Cicloviário, promovido pela ANTP com apoio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes). O evento acontecerá no Sorocaba Park Hotel (Rua Prof. Joaquim Silva, 205 – Sorocaba-SP, telefone (15)2101-2805. O objetivo do encontro é debater essa modalidade de transporte individual não motorizado e seu papel no contexto da mobilidade urbana no País. Temas. Principais temas que serão tratados:a bicicleta e a cidade, impacto do transporte cicloviário no desenvolvimento urbano, como implementar uma política cicloviária, mudanças de comportamento por meio da educação e da legislação, construção da infra-estrutura cicloviária (ciclovia, tráfego compartilhado e intersecções), oferta de estacionamento e bicicletas públicas (Velib), perspectivas da indústria de bicicletas no Brasil. Importância O diretor-presidente da Urbes, Renato Gianolla, informa que a cidade de Sorocaba decidiu, neste ano, antecipar a realização da Semana da Bicicleta, evento normalmente realizado no segundo semestre, para fazê-lo coincidir com o seminário nacional em parceria com a ANTP. O dirigente acrescenta que Sorocaba possui um Plano Cicloviário, que já implementou 50 quilômetros de ciclovias e prevê a implantação de outros 50 quilômetros. E desenvolve o programa Pedala Sorocaba, voltado para estimular o uso da bicicleta por meio da organização de passeios e da realização de sorteios e ações recreativas e culturais. Nas manhãs de domingo, um trecho de uma importante avenida da cidade, nas proximidades de um concorrido parque municipal, é fechado ao trânsito de veículos motorizados para que a população possa pedalar com segurança.

Fonte: ANTP

sábado, 23 de maio de 2009

Bicicletas para todos


“Bicicletas para todos” é o slogan da campanha em defesa da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para bicicletas, suas partes e peças. A campanha tem como objetivo sensibilizar os senadores a aprovarem o Projeto de Lei nº 166 de 2009, de autoria do senador Inácio Arruda, propondo IPI zero para esse meio de transporte utilizado hoje por mais de 10% da população brasileira. Para participar da campanha basta acessar AQUI e assinar o abaixo assinado pela aprovação do projeto de Lei 166/2009.

O Brasil é o terceiro maior produtor de bicicleta do mundo. O IPI zero para bicicletas vai movimentar a atividade econômica do país, aumentando o número de empregos e do consumo de outros setores. É um projeto que vai ajudar o Brasil a enfrentar a crise econômica, a exemplo do que fez o Presidente Lula quando baixou o IPI de carros, caminhões e de eletrodomésticos (a chamada linha branca).

IPI zero para as bicicletas significa mais trabalhadores, estudantes e esportivas com acesso facilitado a um equipamento que preserva o meio ambiente, pois não polui; tem alta eficiência energética, porque seu descolamento só depende da energia humana; contribui para a saúde do usuário, mantendo o bem estar físico e mental; é um meio de transporte rápido para distâncias curtas, além de ser um importante instrumento de lazer e de práticas esportivas.

As pessoas podem participar também da campanha através de cartas, e-mail e telefonemas para os senadores que compõem a Comissão, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância do projeto.

fonte: www.inacio.com.br

Formação Popular de Condutores



Como se sabe, o Governo do estado de Pernambuco lançou recentemente o Programa Popular de Formação de Condutores que visa levar a oportunidade a pessoas de baixa renda, comprovadamente desempregados, oriundos de programas sociais, alunos egressos de escolas públicas e para pessoas que tenham cumprido pena por crime, alcançarem o tão sonhado direito de dirigir. A medida ameniza a dificuldade de inúmeras pessoas em desembolsar cerca de R$ 700,00 para adquirir a primeira habilitação ou algo em torno de R$300,00 para mudança de categoria.

Atualmente já na segunda fase do programa, estão sendo oferecidas 6.000 novas inscrições percentualmente dentros dos critérios expostos anteriormente sendo dividido entre primeira habilitação e para mudança de categoria a ordem de 40% e 60% respectivamente.

Se você pretende conseguir uma dessas vagas, ainda dá tempo, pois as inscrições se encerram apenas no dia 31 deste mês e devem ser realizadas exclusivamente no site www.detran.pe.gov.br onde será possível encontrar informações adicionais.

Saudações!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Transportes Urbanos


A cidade do Recife sediará nos próximos dias 25 e 26, o Seminário Nacional Organização e Gestão do Transporte Público em Regiões Metropolitanas promovido pela Associação Nacional dos Transportes Públicos, a ANTP. O evento acontecerá no Hotel Jangadeiro (Av. Boa viagem, 3114. Boa Viagem - Fone: (81) 3086-5050 Fax: 3466-5786)

Na ocasião, serão debatidos assuntos de grande relevância sobre a mobilidade urbana por ônibus com a exitosa experiência do estado de Pernambuco através do Grande Consórcio Metropolitano de Transportes, a extinta EMTU. A palestra demonstrando como se deu essa transição, será proferida pelo Diretor Presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto

O exemplo de Recife servirá para fomentar a discussão sobre a licitação dos transportes (hoje concessões) e servir de espelho para outras regiões metropolitanas do país. Imperdível!

Saudações!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Novas resoluções do CONTRAN


O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) editou no dia de hoje, duas novas resoluções. A primeira delas, a resolução 314/09 estabelece procedimentos para a execução das campanhas educativas de trânsito a serem promovidas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Ela busca disciplinar procedimentos padrões a serem estabelecidos pelos órgãos do SNT determinando que as mesmas sejam precedidas de planejamento e quem possam ser respeitados procedimentos técnicos e financeiros quando de suas execuções.

A outra resolução (315/09) vem para equiparar os veículos cilclo-elétricos aos ciclomotores. Segundo a Resolução, para circular em vias públicas os ciclo-elétricos deverão possuir espelhos retrovisores, farol dianteiro de cor branca ou amarela, lanterna traseira de cor vermelha, velocímetro, buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança. De acordo com a Resolução, o ciclo-elétrico é todo veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de quatro quilowatts, cujo peso máximo, incluindo o condutor, o passageiro e a carga, não exceda a 140 kg e cuja velocidade não ultrapasse 50 km/h.

Saudações!

Pedal do Silêncio


Na próxima quarta-feira (20), ciclistas em mais de duas centenas de cidades espalhadas por 17 países irão pedalar em silêncio para lembrar @s mort@s e ferid@s por veículos motorizados em via pública.

Sem motores nem buzinas, o silêncio em movimento de milhares de ciclistas pretende alertar para a urgência de garantir o direito à vida também para aqueles que se locomovem fora de cápsulas com air-bag.

No pedal do silêncio pede-se para as pessoas irem de branco, com uma tarja preta em memória as pessoas que morreram no trânsito e uma fita vermelha em respeito aos acidentados.

Se possível levar uma vela acesa junto a bike. No ano passado foi feito um esquema com garrafas pet e foi possível levar as velas acesas do Estilingão até a Praça do Ciclista.

O trajeto é feito em silêncio, em respeito as vítimas no trânsito. Colaborem, será uma continuação as homenagens de início de ano que fizemos quando "uma das nossas" foi vitimada por um ônibus no trânsito.

Em São Paulo, a praça do Ciclista fica no canteiro central da Av. Paulista, entre a Consolação e Bela Cintra.

Desta vez a concentração acontecerá em dois locais simultaneamente, a partir das 18h: na Praça do Ciclista e na "ghost bike" em homenagem à ciclista Marcia Prado (também na av. Paulista, entre al. Campinas e Pamplona).

O objetivo do grupo que vai se encontrar no memorial da Márcia é fazer uma manutenção na ghost bike, refazendo a pintura da bicicleta-fantasma e caprichando na jardinagem do local. Se você puder colaborar com esse trabalho, compareça no local do memorial. O pessoal está precisando de terra, ferramentas de jardinagem (emprestadas para realizar o trabalho) e tinta branca para pintar a bicicleta. Se quiser levar flores ou alguma muda para plantar no local, serão bem recebidas. Flores para decorar a bicicleta ou uma mão para ajudar a realizar o trabalho, também.

fonte: www.bicicletada.org

Infelizmente Recife ainda não se organizou para esse evento mundial. Quem sabe em 2010?

terça-feira, 19 de maio de 2009

Números das bicicletas



Você sabia que:

10 biciletas estacionadas ocupam a vaga de um automóvel?

Que 5 bicicletas em deslocamento o cupam este mesmo espaço?

Nas distâncias entre 400 metros a 1,5 km, a bicicleta é insuperável no quesito "rapidez"?

5.000 bicicletas em circulação representam 6 toneladas e meia menos de poluentes no ar?

Bem, se não sabia agora já sabe! Saudações

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bicicleta como meio de transporte


A sociedade brasileira já acostumou-se com a grande participação das bicicletas nos deslocamentos principais ou secundários das pessoas, dado o grande aumento desse modal nas cidades brasileiras sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, ou seja, queriam ou não, elas estão presentes. Os motivos que faz com que seu crescimento seja vertiginoso são vários, onde se pode destacar a facilidade de aquisição e manutenção até mesmo o deficiente nível de serviço por parte do transporte público oferecido.

Esse e outros assuntos sobre mobilidade sustentável será tratado aqui, espero poder contribuir com algum conceito bem como receber ajuda de, pessoas que como eu, são apaixonados por mobilidade, trânsito e temas afins.

Saudações!

domingo, 17 de maio de 2009

Mobilidade em Pauta

EM BREVE A MOBILIDADE ESTARÁ EM PAUTA AQUI