quarta-feira, 10 de julho de 2013

A MOTO E O PODER PÚBLICO


                                            


Caros amigos,

O fenômeno chamado motocicleta vem tomando proporções alarmantes a cada dia que passa, pois ela recebeu, ao longo dos anos, uma atenção diminuta pelo poder público, uma vez que nunca - até o final da década de 1990 - trouxera grandes problemas de qualquer ordem para a sociedade. Andar de moto era poético, feito por alguns poucos...

Para se ter uma ideia, o que todos os especialistas condenam hoje em dia que é a passagem de motos entre dois veículos, estava prevista como proibição na redação original do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, mas foi vetada pelo então presidente Fernando Henrique sob a alegação que "ela perderia sua principal característica: a agilidade". O fato é que ela não nos preocupava.

Com o passar dos anos, a moto passou a ser substituída por bois, jegues e cavalos pelo trabalhador rural nos diversos grotões do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste inicialmente. Hoje em Pernambuco por exemplo, das 185 cidades pernambucanas, 147 já possuem uma frota de motos superior a de carros. Todos os recordes de produção e comercialização são quebrados todos os meses, anos... Nem da pra acompanhar direito essa evolução.

O fato é que o poder público não fez o dever de casa e quando percebeu, já estava em recuperação.

Vamos em frente!



Um comentário:

  1. Carlão, parabéns pelo blog; leve, esclarecedor , contemporâneo. Apenas uma observação: no texto " Com o passar dos anos, a moto passou a ser substituída por bois, jegues e cavalos pelo trabalhador rural nos diversos grotões do Brasil, " tenho certeza que você queria dizer: ... a moto passou a substituir bois, jegues e cavalos ... Abraços e mais uma vez parabéns. Pompeia Pessoa

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