sexta-feira, 12 de julho de 2013

PLACA VERDE NO CARRO, QUE DANADO É ISSO?

 
                                        


Caros amigos,

Talvez você já tenha percebido que alguns carros circulam com placas verdes iguais a esta da imagem e se perguntaram do que se tratava, não?

Pois bem, ao contrário de todas as outras placas alfa-numéricas existentes (branca com letras pretas, cinza com letras pretas, vermelha com letras brancas, brancas com letras vermelhas, azul com letras brancas e pretas com letras brancas), as placas de experiência (verdes com letras brancas) não são vinculadas a nenhum veículo como as demais, mas a um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), pois seu uso é momentâneo e pode ser utilizado em diversos automotores ao longo do tempo, ou seja, pode ser usada em um carro hoje, em outro amanhã, etc. Para ficar ainda mais claro, a placa do seu carro por exemplo, será sempre a mesma desde o momento em que foi registrado até a efetivação de sua baixa definitiva ainda que haja mudança de endereço, de cidade ou estado.

São as concesionárias e revendedoras de veículos que as possuem para que seus carros (ainda não vendidos) possam fazer pequenos deslocamentos, mas especialmente para test-drive com seus potenciais clientes. Isso acontece porque - com exceção dos veículos que já estão com nota fiscal faturada e dispõe de um tempo para ser registrado (emplacado) - é proibida a circulação de veículos sem placas. Infelizmente, algumas concesionárias "emprestam" as placas verdes para que clientes usufruam dos veículos até que haja a conclusão do processo de emplacamento, mas a ação não é legal.

Saudações!






2 comentários:

  1. Lembrando que a placa em questão é válida somente dentro do município onde foi expedida e durante o horário comercial.

    ResponderExcluir
  2. Vi um automóvel com placa verde, mas o que me deixou intrigada foi que ela estava presa sobre a original e nao tinha nome de cidade ou estado. E legal isso?

    ResponderExcluir